Prof. Anthony B. Portigliatti, PhD.
President & Chancellor – Florida Chistian University

Todo ambiente de trabalho é um caldeirão de personalidades. Todos os tipos de indivíduos devem trabalhar em conjunto e deles se espera que superem diferenças pessoais e alcancem um objetivo comum. Mas ética, normas culturais e principalmente estilos de comunicação e traços de personalidade são, com frequência, fatores de atritos nos relacionamentos.

Nossos traços influenciam a maneira como fazemos amigos, como casamentos se formam e como se desfazem, como conversamos e resolvemos diferenças. Eles também afetam como escolhemos carreiras e profissões e se conseguiremos ser bem-sucedidos nelas; governam o quanto gostamos de melhorar, aprender de nossos erros, ou correr riscos. Eles se refletem em nossos padrões mentais, neurotransmissores, disposições de ânimo e estilos de vida.

Na área de características pessoas, introversão e extroversão têm sido dois dos temas mais pesquisados atualmente na psicologia da personalidade, despertando a curiosidade de centenas de cientistas.

Mas o que realmente constitui uma pessoa extrovertida ou introvertida? Sabe-se que o extrovertido recarrega sua energia por estar com as pessoas, enquanto um introvertido recarrega quando pode estar sozinho.

Quando se trata de descobrir os melhores líderes, a discussão sobre extrovertidos e introvertidos muitas vezes pára neste ponto: as pessoas extrovertidas são notados porque a sua energia é vista por todos. É verdade que líderes extrovertidos, com o seu calor, conexão com as pessoas, engajamento ativo e entusiasmo, são mais notados do que os introvertidos, que são normalmente mais reservados.

Introvertidos que preferem a tomada de decisão lógica, focalizam a ordem, a precisão e processos de pensamento sistemáticos. Aqueles que preferem agir por “feeling”, buscam harmonia e são sensíveis aos seus valores internos e dos outros. Já um extrovertido, geralmente prefere se encontrar com pessoas e começar o dia de folga em atividades físicas. Ele tende a ser mais produtivo quando pode trocar idéias com os outros durante a jornada de trabalho.

No desafio de encontrar líderes eficazes entre as pessoas da sua organização, você pode trabalhar com muitas outras características além da introversão-extroversão. Conheça a ferramenta SOAR e descubra a riqueza de traços e estilos, bem como o potencial e os pontos fortes, ainda desconhecidos, a serem despertados nos seus colaboradores. A ferramenta SOAR é um inventário de aplicação simples e rápida, cujo processamento eletrônico fornece uma dezena de páginas de relatórios claros e objetivos. Peça-nos uma demonstração. Teremos prazer em conhecer você. http://www.fcuonline.com ou telefone 1(407)896-0101.